Divagações de Martinha

 

image

 

Os Sete pecados literários

Pois bem...vocês sabem que muitas vezes eu fico sem inspiração na minha veia divagante, né?! Isso acontece...é raro, mas pode ocorrer . Eu fico me cobrando, leio milhões de livros e me perguntando: Oh, sobre o que divagar? Até que a coisa flui na minha mente e resolvo colocar no papel...mas eu fico muito puta mesmo é quando a coisa vem no meio da madrugada, ou quando estou em um sono gostoso no início da manhã...putz....daí, o meu cérebro hiperativo não sossega enquanto eu não me levanto e pego a p....do computador...

E eis que dormindo, acabei tendo um insight sobre o meu tema semanal…os sete pecados capitais do mundo literário…Os elementos dos sete pecados capitais se misturam aqui nesta divagação...porque os pecados tanto podem ser os meus quanto dos personagens...vamos por ordem alfabética.

A ganância: muitos livrinhos nossos são baseados neste pecado. Os heróis furtivos que querem crescer na vida...por exemplo, os mocinhos da tia Judith que são típicos homens gananciosos. Se eles nascem pobres, eles se deixam vencer pela ganancia da vida e lutam até os extremos para enriquecer e superar os momentos tensos. E nesse meio tempo, as mocinhas que os esnobaram, acabam sofrendo nas mãos dos gatos...até que eles se rendem e caem de quatro. Entenda-se este tipo de ganancia como ambição, para superar as dificuldades, a pobreza, os conflitos.

Não só eles, claro. Temos também as vilãs gananciosas que querem o lorde rico a todo custo e não hesitam em dar um pau nas mocinhas para conseguir o intento...afff....adoro um romance cheio de melodramas, mocinhas judiadas pelas arquirrivais...uhhhh...dá uma emoção sublime na hora que estou lendo...

Neste item, podemos ter uma certa confusão nominal, porque para alguns, o nome do pecado é avareza…pois bem…eu leio avareza já de maneira diferente…porque aí pego o pecadito pra mim…heheheh…eu sou meio avarenta com meus livrinhos impressos…não empresto, não vendo, não troco…hahahahah…são artigos mais bem zelados que os arquivos confidenciais da CIA.

A inveja: putz....esse tem demais da conta nos livros, mas na verdade esse pecado agora é meu, é seu e é nosso companheiro na hora em que estamos lendo os livros e aparece um herói mara, super ultra mega power...tuuuuuuudo de bommmmm!!! Aí a inveja corre solta pelas veias....ainda mais quando o cara faz tudo o que está ao seu alcance para agradar as mocinhas, luta com todos os obstáculos possíveis, faz e acontece para ter o direito de estar ao lado da bofolete querida....logo, alguns livros nos afogam com inveja...branca...claro. Quem não se corrói se inveja das mocinhas do IAN, dos Cárpatos, dos Breed, dos Dark Hunters? E quem? Quem não se morde toda de inveja da Eve Dallas, com seu mega marido super ultra "bilha"e apaixonado até dizer chega??? A Eve é a mais mais das invejadas nos mundos das letrinhas...se ela fosse um ser real, teria que se cuidar usar aquele monte de apetrechos para afastar mal olhado…hahahahaha…

Isso porque nem faço questão de explorar a inveja em outros segmentos e nem abordar dentro dos livros e suas histórias mirabolantes....todos sabemos que uma boa história que se preze deve estar carregada deste pecadinho pra fluir legal...

A Ira: Bem...este pecado é meio controverso...porque ele também está super bem retratado dentro de nosso universo literário...a ira movimenta a maior parte das ações enciumadas de nossos mocinhos... eu particularmente adoooooooro ver um mocinho ficar muito puto quando a mocinha está nos braços, inocentemente, de outro, ou quando ela é sequestrada, aviltada, ofendida, whatever... essa semana me bateu uma saudade insana dos gatos da Irmandade. Acho que deve ser porque uma amiga minha se viciou, depois que os apresentei a ela, e na empolgação dela, me contando o que achou de cada um, resolvi matar a saudade e fui reler algumas partes ( hotsss) dos livros...hehehehe.... Peguei o livro do Wrath e tracei o bichinho...gente....que maravilhoso ver ele ficar nervoso quando ele vê a Beth dando uma bitoca no Butch dentro do carro do "puliça"!!!! E mais ainda quando ele fala que ele só vai ajudar ela e tal, que vai encontrar um macho pra ela se vincular e ....o ódio corrói o coração do bichinho só em imaginar a Beth com outro! Hahahahah...putz....o cara se corrói de ira ao longo do livro...mas vocês perceberam que quando ele enfim se rende para a Beth, ele fica mais amansado? Aiiiinnnn que fofo...

O livro do Rhage não preciso nem dizer, né?! Bastou sentir uma fagulhazinha de ira...e pimba! O dragão corre solto no campo! Hahahahahah.... o Z? é praticamente a ira encarnada. Enfim...o I de irmandade bem que poderia ser de Ira...das Adagas Negras...

A Gula: Ahhhh....esse é totalmente meu...e foi por causa da gula que essa divagação acabou brotando na minha cabecinha. E com a gula, veio a ira...deixa eu me explicar melhor...

Não bastasse eu ter um milhão de e-books no meu computador e Ipad para serem lidos, eis que eu tenho um vício secreto....comprar livros. Enfim...porque será? Não sei....só a terapia poderá responder...então...e não bastasse eu comprar os livros de livrarias, que são mais caros, porém mais bem produzidos, eu ainda tenho um vicio mais secreto ainda....adoro comprar livros de banca...muitas vezes bem florzinhas...ou às vezes com aquelas coleções...tipo...vem um maravilhoso da Lori Foster , da Diana Palmer, da Linda Howard, da Nora, junto com um menos apetecível. De alguma autora não tão espetacular.

E olha que tenho um monte na minha estante aguardando para serem lidos. E na semana passada , dando uma limpada nos armários, eis que passei a mão em dois exemplares e resolvi ler para me abstrair um pouco dos sobrenaturais e das autoras mais cascudas. Amigas....vale um palavrão bem falado....taqueospaaaaa!!!!! O que que era aquilo???? Por causa da minha gulodice em comprar livros, acabei me embrenhando numa história fuleira, onde eu nunca antes, na história desse país, tinha visto mocinha mais ridícula que a guria do livro. Pelamordedeus ...a moça se humilha mais do que o extremo do ridiculíssimo...pensem em uma mocinha que fica insistindo com o mocinho para os dois ficarem juntos e o cara não quer nada com ela...só f...e esnobar depois...e a moça...o que faz? Continua insistindo....gentem...o cúmulo da humilhação livresca...e a ira me subiu na alma...

A Luxúria: Uuuuuhhhhh...esse pecado cabe a todas...absolutamente todas desse blog...heheeh...safadenhas...gostam de um bom livro cheio de vukovuko...daqueles que a gente tem que ler com o ventilador ligado ou com a cara enfiada no ar condicionado, pra esfriar a cachola...entendam...cachola...não calçola...hahahahhaaa. E a luxúria é que movimenta as autoras de livrinhos hot...porque se não fosse por luxúria, elas não poderiam imaginar todas aquelas cenas safadenhas que são tão detalhadamente descritas...

Os livrinhos, mesmo os que não se enquadram em tão hots, se baseiam por este pecadinho...o que leva um grego tudibom a ficar obcecado pela secretária? Luxury...o que leva um italiano a brigar pela guarda de um sobrinho perdido e obrigar a tia da criatura a se casar com ele? Luxury. O que leva um bofe vampiro a morder o pescoço da mocinha e ainda por cima dar um créu? Luxury. O leva uma mocinha a cair de quatro por um bofe seal que acabou de resgatá-la do cativeiro?? Luxury...enfim...a luxúria está em todo lugar, em qualquer livro...sempre...e depois ela pode virar um amor bem resolvido....

A Preguiça: Essa é a básica das básicas na minha vida e na de todas nós. Porque quando rola um momento preguiça, o que fazemos? Pegamos nosso amado livrinho e lemos...sério…às vezes eu tenho preguiça de sair de casa só pra poder curtir a preguiça de ficar na cama lendo…sacaram?

Alguém já leu algum livro onde a mocinha é descrita como preguiçosa? Eu não me lembro de ler nenhum...as mocinhas além de trabalharem horrores para seu próprio sustento, ainda conseguem dar umazinha escaldante com os mega tudibons...rola preguiça depois pra fazer o repeteco? Não...de jeito nenhum ....e ainda tem ânimo pra ir pra cozinha fazer um ranguinho para os bofes...affff....

Pois em mim já bateu a preguiça só de ler....hahahahahaa....eu fico chocada em ler o dia a dia da mocinha e o ânimo super ultra blaster dela em agradar o gato...quer dizer...e as mocinhas que se encontram em um perigo real, estão fugindo de alguma coisa, no meio da selva, no meio do mato, em meio a bombas e tiros e suor e sangue? As mocinhas em seus vestidos volumosos que cavalgam infinitamente pelos campos verdejantes , se ralam toda nos galhos das árvores, caem do cavalinho, tomam banho gelado no laguinho...e o highlander chega e....haja ânimo e fôlego, minha gente!!! Mesmo com os fundilhos doendo elas ainda aguentam uma montaria selvagem... se é que vocês me entendem...

O orgulho: Nossos livrinhos sempre estarão recheados desse mal....sempre....e na grande maioria das vezes, os mocinhos são os super orgulhosos que acabam metendo os pés pelas mãos. É claro que num determinado momento do livro, devido à criatividade da autora e ao seu senso fantasioso, ela dá um revertério no mocinho e ele espanca seu orgulho besta e vai atrás da mocinha...isso é lindo...acabei de ler um livro onde o mocinho faz isso...ainnnn...que fofo....

As mocinhas orgulhosas também dão um bom caldo nos livros. Normalmente as mocinhas fortes e impulsivas são também orgulhosas. E muitas vezes os conflitos internos que elas enfrentam são fruto desse orgulho...se fossem menos orgulhosas, elas não sofreriam tanto. Bastava expor os sentimentos acumulados em seus corações e pronto...estava tudo resolvido...mas agora é foda, quando elas espancam seus orgulhos próprios e se declaram aos mocinhos e os caras esnobam....affff....dá vontade de rasgar o livro todinnnnn!!!! Ou então deletar o arquivo e jogar o computador no buraco do tatu!!!! Olha a ira de novo...eeeeiiiita nóis....

É isso aí...vou chafurdar na lama dos pecadinhos capitais literários...mas só aqui...no mundo real eu sou mais santa que tudo...hehehehhehe....

Bjuuuuuuuuuuuuuu

6 comentários:

  1. Martinha, eu sou que nem tu com meus livros, não troco, não vendo e emprestar só se realmente não tiver como, e com dor no coração...a não ser que seja para alguém que eu saiba que vá cuidar dos meus bebês, como eu....heheheh.... Adorei a divagação, e realmente nos livros nós caímos nestes pecados capitais todos....mas na vida real, eu também, sou praticamente uma monja....heheheheh...
    Beijão e um fim de semana maravilhoso para todas.

    ResponderExcluir
  2. Martinha, só voce para tornar os sete pecados capitais em algo bom, divertido e em momentos perfeitos. Poxa, vamos todas felizes para o inferno........de preferência com nossa biblioteca. Eu também não empresto livros, atualmente só compro nas livrarias, os de banca tive que parar,não tenho tempo de ler tudo e não tenho espaço físico para mais livros. todo ano, sou obrigada a fazer uma reciclagem, chamo o sebo Messias, com dor no coração, mas fazer o que? sendo sincera, às vezes mudo de opinião e muitas estórias que eu gostava, de repente, não mais me agradam. Beijos. Um maravilhoso fim de semana. Fernanda D.

    ResponderExcluir
  3. Me confesso pecadora, e acho que o maior pecado é o da gula. Culpada, não tenho mais espaço pra guardar livros. E olha que os antigos, florzinhas estão na casa da minha mãe. Adorei a divagação. Martinha como sempre sensacional. Beijo, bom find.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Todo Bem! Me nome é Ulisses e visitei o seu Blog.
    Gostei estou seguido. Adicione como seguidor se não se importa.
    Também tenho 4 blogs e gostaria que e o visitasse.
    E se posible entrar como seguidor. Obligado
    Os meus blogs são:
    http://truquedevida.blogspot.com.br/
    http://olhosdnoite.blogspot.com.br/
    http://melquisarcarde.blogspot.com.br/
    http://concientein.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Martinhaaa, minha diva, amei......confesso sou pecadoraaaaaa.....sou gulosa demais, quer ver minha ira, tenta me tirar de uma leitura onde estou mega concentrada, porisso só leio mesmo qdo estou sozinha em casa..... agora a lúxuria essa me pega toda vez que adentro a leitura e me deparo com um ser irrestível, tudibom, safadeenho, os vampis são meus preferidos,mas um escocês tosco, fortão me causa calores e arrepios no baixo ventre....hehehehehe

    Boa semana minha linda!!!!!

    Bjussss

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do texto. É muito interessante. Só que queria salientar uma coisa: Luxury não quer dizer Luxúria, significa Luxo. Lust é que é Luxúria. :) Beijos e adoro as tuas divagações. P.S: Sou de Portugal!

    ResponderExcluir