Divagações de Martinha!

Vocês pediram….agora aguentem!
E tudo começou aqui...Sério...eu ia começar a divagar sobre o figurino de Eva, mas como ela só usava uma folhinha de parreira pra tampar as partes íntimas, não tinha muito o que falar...hihihihih...e isso depois que a atrevida deu a maçã para o Adão, coitado.
 
Mas como nossos romances delicinha nunca se passam nessa época, então eu me abstive nos figurinos épicos, sugeridos por vocês...puxa....que trabalhão vocês deram pra mim, e pra Lili, que foi minha consultora em assuntos aleatórios...todas as partes livristicas se devem a ela...e cinematográficas também...a mulher eh um verdadeiro furacão pesquisante...
 
Certo...o período medieval se concentra do Século V até o Século XV...trocando em miúdos...lá dos anos adoráveis de 1001 até a beirada de 1500...percebam que estou falando por alto...ahhh, gente eu também não sou historiadora, neh? Eu sou somente um ser divagante, mas nem tanto...hihihihi me corrijam qualquer falha grave...
 
Nossos romances queridos que se compreendem dentre este período são muitos...e as roupas...bem a maioria é bem similar...claro que existem diferenças gritantes entre nobres e nobres e plebe...pelamoderdeus....daí eu resolvi me concentrar em apenas um nicho. Aquele nem tão rico, nem tão pobre...hihihihiih...
 
A maioria dos figurinos se apresentam parecidos nos romances...e eles são lindos...virtualmente falando...digo isso assim...num filme, numa foto, porque minha gente...se eu colocasse aqui os desenhos que encontrei na net ninguém mais leria...juro pra vocês...eh grotesco...e quanto aos hábitos higiênicos da época então? ou eu deveria dizer quanto à falta de hábitos higiênicos???
Uiaaaa....mas essa parte eu já divaguei horrores...e fui injustamente acusada de querer acabar com o sonho de vocês...hihihihih...eu só estava querendo ser prática...
Enfim, livros com período compreendido antes da época medieval normalmente são vinculados aos Vikings...adooooooro....mas como eu estava divagando antes, os figurinos são bem semelhantes...
clip_image002clip_image004clip_image006
As duas primeiras fofas aí de cima são integrantes de qual filme??? Hein? Hein? O Senhor do Anéis...e as roupitchas servem para nos dar uma base...Eram túnicas... claro como cristal que nossos livrinhos medievais trazem nossas heroínas vestidas nessas coisas fofas...imagino a angústia pra poder ir fazer um xixi...onde elas colocavam as mangas? Dentro do decote, eu acho...hihihihi ...enfim...bem facin de tirar neh? Ou levantar a saia...hihihihi...
 
O segundo poderia ser claramente usado por nossa queridinha Megan de Desejo Concedido, já que ela adorava ficar com uma espada na mão...e olha que não estou falando no mal sentido...hihihiih...
 
Eu particularmente achei o terceiro vestido bem feinho...vou enquadra-lo nos vestidos que as periguetes usavam então...aquelas nojentinhas que adoravam infernizar a vida de nossas queridas, tentando assanhadamente conquistar os mocinhos garbosos e elegantes. Outros modelinhos luxuosos usados por nossas heroínas….ahhh, até achei interessantes…
clip_image007clip_image008clip_image009
clip_image011 Uiaaaaa....levei um susto com essa aí....aff...deve ser a feiticeira de alguma aldeia vizinha....sei lá....hahahahahaha....
clip_image012clip_image013

Certo...eu sou muito gente boa e coloquei estes gatinhos ai...acho que vocês não iriam querer ver as roupas realmente que ele usavam...hihihihi juro pra vocês...parecia fralda de nenê...de pano!

Eca...horrendo...isso em livros de história...vocês me deram um trabalhão... Não se esqueçam...no cinema tudo tende a ficar altamente maravilhoso, viu? Eu sou uma fã declarada dessa época....meu vestido de casamento foi inspirado e desenhado por euzinha mesma depois que assisti a uns filmes bem legais… e eu falei sobre as mangas porque um pouco antes de entrar para a cerimônia me deu vontade de fazer um pips...daí onde enfiei as mangas? No meio dos peitos...eu era uma cena

patética...acreditem....hihihihi…só não postei uma foto porque acreditem…no ano de 2003 as fotos ainda não eram digitais… Filmes que retratem as roupas nesse período medieval são muitos: *As Brumas de Avalon *Rei Arthur *Cruzadas ( Ricardo Coração de Leão…) *Robin Hood Inclusive, venhamos e convenhamos...o último filme do Robin Hood com o troglodita Russel Crowe retrata os costumes de um jeito bem nojento....a mocinha, vivida pela Cate Blanchet, uiii...que horror...quem viu deve estar se lembrando… Não podemos nos esquecer de um detalhe crucial....a moda era ditada pela corte...eles eram ícones fashion...eca... outra coisa importante, os reinados estabelecidos muitas vezes caracterizavam os trajes....quando vocês virem as roupinhas elisabetanas...ai ai...que medo....daí, quando vocês estiverem embaixo do edredom quentinho, lendo um romance épico, se divagarem como eu e fizerem a associação com os trajes da época....hummmm....melhor não...acabaria com todo o romantismo... Livros que sejam dessa época são inúmeros...a Lili fez uma lista pra mais de 2 anos de leitura ininterrupta...vou colocar só alguns...mas a lista está completa...quem quiser pode me pedir pelo e-mail ou pedir pra Lili...

1001 - século XI *Catherine Archer - Rosa entre espinhos – 1067

1101 - século XII *Lynsay Sands – Sempre - 1189 1201 - século XIII *Lobo domado - Deborah Simmons – 1270

1301 - século XIV *Hannah Howell - Lendas da paixão – 1319

1401 - século XV *Susan Spencer - A noiva prisioneira - 1440

Os últimos anos de 1400 e lá vai pedrinhas e a entrada dos 1500 marcam o reinado do período dos Tudor. Então não há melhor visual informativo que a tal série The Tudors...eu nunca assisti um episódio sequer...é proibido para menores de idade...hihihihi...logo não posso ver....mas dizem que a tia Lorinha ficaria embaraçada
assistindo...hahahahahahha....
clip_image016clip_image015clip_image014
 

Os dois vestidinhos fofoléticos daí são no estilo Tudor....o primeiro é óbvio que deve ser de alguma lady enlutada coitada...ai que cintura de pilão...sério minha gente...olha o tanto de pano que tem ai...pelo menos deve estar quentinho em meio a essa neve... O terceiro vestido….uia....ainda bem que nossos livrinhos queridos não enfatizam tanto o vestuário neh... quem viu os filmes em que a Cate Blanchet encarna a rainha Elizabeth deve se lembrar do visual gótico power circense que rolava na corte...

clip_image017clip_image018

Olha que fofa...essa periguete não tem a carinha de uma viúva alegre? Daquelas que perseguem nossos duques, condes e afins? Sua safadinha.... dá vontade de dar na cara dela.... Mais um casal em estilo elisabetano...minha santa...acho que o mocinho se salva...mas a mocinha...juro...não tive muita sorte em encontrar nossas heroínas retratadas lindamente...

As duas próximas mostram a evolução dos trajes para o período seguinte…
clip_image020clip_image021
clip_image023clip_image024
Essa cena é bem clássica em nosso estilo Georgeano...a mocinha abaixa para preparar o chá para o cavalheiro e...uopsss...o decote quase permite as peitcholas pularem para fora....safada...fez de propósito...toda coquete...e me digam uma coisa…é impressão maldosa minha ou as duas estão com o mesmo vestido??? isso num baile daria um bafafá horroroso…

Ahhhh....que penteado é esse minha querida???...adorável...simplesmente adorável...estou bem irônica hoje....vocês perceberam, não é?! Porque eu tento imaginar minhas mocinhas sem este...este...cacho de marimbondo daí na cabeça da coitada....devia dar uma dor de cabeça disgramenta....

clip_image026

Eu sou legal e coloquei até um look russo...este era um vestido de baile da Corte Russa...então imaginem uma mocinha filha de algum grão- duque...sei lá... Livros que retratam a época são muitos...muitos messssmooooo...

1501 - século XVI *O Cavaleiro Da Armadura Brilhante - Jude Deveraux – 1564 (viagem no tempo, tem uma parte muito interessante sobre roupas e banhos)

1601 - século XVII *Ruth Langan – Aventureira – 1648

Em relação aos filmes, concentrem-se na série The Tudors; *Elizabeth ( Inglaterra de 1554) *Elizabeth - A Era de Ouro Certo...a grande maioria dos romances delicinha que lemos se concentra no período da Regência, ou era Georgeana. As vezes lemos nos livrinhos nosso herói se referindo ao Prinny...apelidinho carinhoso do príncipe George, que reinou no lugar do papi dele, o Rei George III que ficou lelé da cuca... nossa queridinha Jane Austen é uma dama desta época fofa...e segundo informações lilithianas, a maioria dos Julia Históricos...aqueles livrinhos fofinhos de banca...são dessa época gloriosa...

clip_image027clip_image028clip_image029

Olha que estilo lindinho... que trancinha linda Rapunzel... Ah gentem....olha nossos fofos ai...a maioria dos vestidinhos detalhados são nesse estilo...o cabelo...bem...deixou um pouco a desejar...verdade? uia...esse do meio parece de alguma debutante que foi passear no jardim com o futuro pretendente…espertinha…vai se dar bem se o título do barbudinho aí for bom… Outro modelinho regência....aqui acho que cabe para um passeinho no parque…não gostei muito da cor…acho que não me favoreceria…hihihihih… A partir de 1837 ate 1901 tem-se inicio a era Vitoriana....ahhh ...os estilos vão mudando...mas a evolução não parece ter sido tão agradável assim...quero dizer...deem uma olhada neste traje e me digam vocês...

clip_image030

Minha santa....o que é isto?....hihihihihihi …filhinha...quem foi o costureiro louco que te disse que esse vestido caia bem??? Ele te deixou com uma bunda enooooorme....hahahahaha...parece que a inspiração dos elementos devem ter sido as formigas tanajuras…ao que parece eu postei fotos só de viúvas alegres...deve ter sido o site gótico que achei com esses costumes...e como eu não poderia esquecer do objeto do meu escárnio em algumas divagações anteriores...essa é a época, ou o modelito semelhante ao que a queridinha Passion ostentava quando resolveu liberar geral para o fofo Mark, no meio do palácio de Cristal....ela era viúva...logo...talvez a figura tenha sido esta mesma....agora imaginem a cena meteórica do lance em si...detalhes...somente detalhes...

A Belle Époque é um período compreendido no reinado Eduardiano, de meados da década de 1890 até a eclosão da 1 ª Guerra Mundial em 1914. A era do Titanic – 1912.

clip_image031 clip_image033

Charmosa, não?! Os livros que compreendem este período longo são diversos....a lista era quilométrica...a Lilith não faz o serviço de qualquer jeito...ela me deu mais de 1 milhão de títulos...a louca....enfim...

1701 - século XVIII *Lynsay Sands - Lady Pirata – 1705 (aqui também descreve os trajes e os problemas da mocinha com a maquiagem)

*Mary Balogh - Implacável – 1756 (ótimas descrições dos trajes, A Lili que revisou)

*Mary Balogh - Melodia silenciosa – 1763 (tem descrição dos trajes)

1801 - século XIX *Agora e Sempre - Judith MacNaught 1815

*Lisa Valdez – Passion – 1851

1901 - século XX *A Noiva Escolhida - Jane Feather – 1906

Filmes que podem retratar estes períodos... Todos da Jane Austen : *Razão e Sensibilidade *Orgulho e Preconceito ( ahhhh Mr. Darcy...suspiro por ti....) *Emma. *Sua Majestade, Mrs.. Brown ( rainha Vitória I, que regeu o país pela maior parte do século XIX) *Titanic. *A Rainha ( inclusive ganhador de Oscar...) hahahahaha...peguei vocês, loucas...esse filme é mais recente.... Olha gente... estou totalmente sujeita a informações provenientes de vocês blogueiras selvagens que não deixam passar absolutamente nada...cruzes...nada de tomates nas mãos, ou repolhos...por favor....lembrem-se que vocês pediram por isso...hahahahahhaha...espero que tenha sido do agrado de todas...e claro....como eu falo muito eu poderia ficar aqui divagando horas e horas...então, se quiserem mais informações interessantes, ou como eu disse anteriormente, a listinha completa de livrinhos por período que a Lili me mandou podem gritar! Eu quase....quaaaaaase coloquei fotitas de heroínas atuais que habitam nosso imaginário nos tempos de agora...e quase dilacerei os figurinos das ditas cujas....mas resolvi poupar o espírito romântico e deixei pra lá... Não se esqueçam...o sonho continua...hihihihi... Bjuuuuuuuu

0 comentários:

Postar um comentário