Olha o look da época…

Muito bem gente….atendendo à solicitação da minha mente errante e divagante, eis que fiz uma busca cibernética pelos figurinos que faziam a cabeça da mulherada nos nossos amados livrinhos históricos…abafa o caso…
Enfim, estou postando isto por mero título de curiosidade…já pararam pra pensar que estamos num retrocesso fashion? Eu digo isso porque as incendiárias dos soutiens ficariam loucas se nos vissem hoje comprando corselets….hahahahhahah eu comprei um pra mim…e vou te dizer uma coisa….como nossas heroínas agüentavam o dia inteiro????
image
Este aí acima é um modelito muito usado antes…. abaixo temos a famosa Chemise, ou regata, tão citada por nossas autoras queridinhas… uiiii que cintura de pilão nossa adorável modelo tem…
Agora deem uma olhada na galera logo abaixo…o que???? onde estão os modelos másculos e gostosos, donos de uma mega exuberância que faziam até as matronas suspirarem???!!!! alguém está vendo??? alguém??? Pois o que estou vendo são uns elementos meio fora do peso e com uma roupinha estranha….até que as mocinhas estão passáveis…verdade seja dita….hahahahahhaha
image
A mocinha correndo como uma lebre nada mais é que Keira Knightley como intérprete no filme A Duquesa, sobre a tal duquesa que ag ora me falta no nome…ahhh gente….depois do 30 a memória já fica meio fraca….e olha que estou me esforçando para conservá-la a plenos vapores…( viva o Ômega 3 !!!! yuhuuuuu!!!!)
imageimage
Ahhhhh….olha esse de baixo que fofo!!!! Esse eu usaria de boa…num baile à fantasia , se eu não fosse casada poderia ficar à espreita e ver se apareceria um Mark, um Jamie, um Duque de Havensblenguers…sei lá mais das quantas…enfim…..até que ficou uma figurinha garbosa e elegante… faz jus a uns bailes de Vauxhall, Covent Garden e afins tão bem descritos em nossa leitura delicinha…. é claro que estou falando do primeiro vestido…
A figura 2, bem…serve para visualizarmos a alma interior da roupa…hihihihihi… olha que imagem linda no quarto no momento do “vamos ver”…é com este elemento charmoso que o mocinho se depara na hora de dar um cata na mocinha… lindooooo demais!!! hahahahahahah
image image image
Veja o antes na terceira imagem, no baile, salão lotado…o fofo olha para a beldade e fica enfeitiçado….tenta atraí-la para os jardins e dar uns pegas bem dados apalpando aqui e acolá….oiii??? apalpando onde gente???/ com esse tanto de roupa o máximo que ele conseguiria é dar uma calibrada nas Highlands….ali naquele decotinho mega discreto….
Enfim, depois de muita insistência o libertino consegue arrastá-la para um cômodo ( percebam que estou usando a linguagem ideal para descrever a cena…) e tem início a cena presente em todos, absolutamente toooodoooosss os livros nossos de cada dia, inclusive nos da Barbara Cartland, com uma ressalva na descrição do ato em si....hihihiihihih.…então, me pergunto a cada vez que leio… Como eles conseguiam?
Vocês já reparam que nas cenas de amor o cara consegue acesso fácil e rápido aos montes venusianos das mocinhas ??? ( entenda-se seios...hihiihih...)
Como? Como eles conseguiam assim tão rápido, num piscar de olhos sendo que por baixo de toda aquela roupagem devia ter pelo menos 29 camadas de roupas ??? tahh...eu sou meio exagerada...mas contemos comigo: nas descrições detalhadas de algumas autoras temos as seguintes peças de roupa: uma regata comprida, as vezes citada como combinação ou chemise, um espartilho Mara para assegurar à mocinha seios levantados e uma cinturinha de pilão ( já visualizado acima), uma camisa engomada por cima ( dependendo da época, claro), o vestido em si, fechado nas costas ( detalhe importante...) ...essa é a parte de cima, vamos à de baixo...uma calçola ( que sexy...) , meias com cinta liga para segurá-las no lugar, uma anágua, duzentas camadas de pano, uma estrutura chamada crinolina feita para dar o efeito balonê ( também de acordo com a época e a moda em voga...) e o dito vestido...pelamordedeus...como a Passion conseguiu dar pro Mark no meio de uma exposição no palácio de Cristal???? Como??? Isso porque eu nem falei da roupa do mocinho!!!!
Você já viu, já teve ou provou um espartilho??? Atualmente eles são chamados Corselets...eu já disse que tenho um, né? ...e te digo uma coisa...eu preciso de pelo menos 3 pares de mãos para conseguir fechar o danado!!! Hahahahahahahahah... tá...é um pouco de exagero, mas eu preciso de alguém pra ajudar porque além do meu ter fechos mega difíceis de fechar na frente, nas costas eles é fechado por cordinhas...imagine a câimbra que eu tive ao tentar fazer isso sozinha!
Agora, pergunte-se quando você estiver lendo um livro com um cena daquelas, num romance épico e mooooorra de rir imaginando a ginástica laboral que o cara tem que fazer pra conseguir ter um acesso rápido....massss, como somos leitoras contumazes, abstenhamo-nos destes pequeninos detalhes e continuemos em nossa busca diária pelas doses de paixão que superabundam nos nossos livrinhos queridos....
Bjuuuuuuuu

2 comentários:

  1. Martinha depois do seu post, fui perceber lá naquele site que te passei, que na idade média a mulheres usavam pouca roupa, os anos foram passando e foram enfiando roupas nas coitadas das mulheres...
    Meu filho chegou em casa uma vez depois de uma aula de história e perguntou como as mulheres faziam numa festa com aqueles aros pesados e enormes.
    Mas é uma delicia ver tudo isso através de vc....

    ResponderExcluir
  2. Martinha obrigada por esclarecer a minha curiosidade
    a muito tempo q eu queria saber q disgrama era uma crinolina
    e graças a vc agora eu sei
    adoreiii o blog bjos

    ResponderExcluir