Eita vida de ilusão....

Gentem...estava eu lendo meus romances básicos...aqueles bem melosos e que a gente tem vergonha de mostrar a capa na frente dos outros...( mas agora com meu Ipad eu ponho tudo em ebook e leio na mocó e ainda posando de intelectual)... Enfim, mergulhei de cabeça nos romances épicos...estava tudo muito bem...até eu pensar: " gente, como esse povo escova os dentes? como eles acordam de manhã jah prontos pra uma rodada romântica sem ao menos escovar os dentes???? " De boa...creio que soh li um romance na minha vida literária inteira que a autora narrava um jeito interessante dos personagens escovarem os dentes...mordendo um ramo de hortelã ou algo assim...o xixi quase sempre é chamado de Ablasões matinais....lindo...adorei...mas e ai....somos tao românticas que fantasiamos um período luxuoso, todo mundo cheiroso e garboso e etc. Mas pergunte-se a si mesma...raios...pq os mocinhos falam que o cabelo das heroinas cheiram flor de laranjeira, baunilha, limão e lá vai não sei qtas coisas mais se, SEEEE elas nao tinham Shampoo gente?! pelamordedeus...a descriçao dos cabelos é uma coisa fulgurante...cabelos sedosos e brilhantes, com ondas ou cachos, caindo pelas costas até o quadril....mas e o condicionador???? pq se eu vivesse naquela época eu te juro que meu cabelo seria dread lock, pq sem condicionador depois de 3 dias nem os dedos entravam mais lah... Mas o que vale é o amor...meu professor de Literatura Portuguesa dizia assim "a idade média fede"...é claro...eles não tinham o apreço pelo asseio, banho bem tomado, água encanada e esse tipo de coisa...fora outros detalhes mais sórdidos, tipo: e no período da regra mensal??? como faziam??? sem ob, sem absorvente??? usavam um pano mas e o banho crucial para estar se sentindo limpinha??? Olha, sem querer estragar o espírito romântico da leitura delicinha....mas há de se pensar em certos assuntos vitais...como eu não quero destruir a ilusão e os sonhos românticos da maioria das mulheres, amigas e companheiras, leitoras ávidas pelo surrealismo romântico...finjamos que não falei nada, não postei nada....nem pensei nada... bjuuuuu

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk, amei isto....Vc tem que ler a chave de Lynsay Sands.
    O pior que tinha uma época que eles diziam que tomar banho fazia mal....portanto só lavavam as mãos.
    Porque vc acha que as pessoas dizem que os franceses fedem..... Eles usavam perfume para mascaráo cheiro....Debaixo de todo o luxo tinha toda uma nhaca...uí.
    Eu adoro os históricos, mas prefiro o seculo 21....bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi amigaaaaaaaa!!!!!!!!!
    Como é que vc faz um blog e nem me dá o endereço??
    Ta loka?
    *NiquearrancaoscabelosdaMartinha*
    ;p
    Agora sério...
    Adorei os posts!
    Só vc mesmo pra divagar sobre esse detalhes *Minimos(Abafa!)dos livros históricos.
    Adorei!
    Bjuxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  3. na verdade, quando leio esses romances históricos, eu finjo que a Idade Média não foi a "idade das trevas"!!
    Motivos:
    .Peste constante
    .pouca comida e pouca variedade
    .muito pouca higiene
    .a desvalorização da mulher
    .a santa inquisição
    .baixa esperança média de vida(ex:30 anos um homem já era velho)
    .etc,etc...
    ja ne

    ResponderExcluir
  4. Eu já havia notado tais detalhes nos primeiros romances históricos que li. E como sou apaixonada por História Antiga e Medieval, é um tanto dificil ficar indiferente a essas coisas. E, sendo um tanto românntica, costumo ignorar, pelo menos por algum tempo, as regras de higiene dos personagens entre outras coisas. E melhor encarar, ao menos parcialmente, como obra de ficção, apesar de apresentarem fatos históricos relevantes. Rsssss...

    ResponderExcluir
  5. A.D.O.R.E.I
    Eu sou uma viciada em leitura, leio td. q me cai em mãos, adoro sebos e minha melhor descoberta do ultimos anos foi descobrir estes arquivos maravilhosos compartilhados para todos.
    Mas meu senso critico sempre me aponta para tudo que os livros não contam, tudo que o autor passa nas entrelinhas do texto.
    Gostei tanto do post que Lilith colocou que tive q vir aqui te cumprimentar, vc. é das minhas a sonhadora mais pratica na face da Terra. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Martinha, minha bisavó era italiana nascida no final do sec XVIII e segundo minha mãe além de tomar banho pouquissimas vezes ela tinha o costume de passar óleo no cabelo talves isso mantivesse os fios no lugar, mas imagine como devia ficar ensebado.
    Já que vc gosta de imaginar a realidade das épocas passadas, vou lhe dar mais alguns argumentos para refletir, além do bafo pela falta de escovação vc já pensou qual era o estado dos dentes, bom eu já e comentando com a minha dentista, fiquei sabendo que os artitas retratavam as pessoas sempre de boca fechada, pois a grande maioria senão todos tinham os dentes muito podres, que horror....
    Como vc deve saber também não existiam banheiros, pelo menos não como conhecemos hoje, então as pessoas usavam penicos.E sabe como eram esvaziados?
    Bom na rua, isso foi o que li uma vez em uma revista de história, que dizia ainda que as ruas fediam muito.
    Mesmo diante destes fatos continuo adorando os romances históricos, assim prefiro ignorar a verdade nua e crua dos fatos e viver a fantasia dos romances.
    Ah! Mais uma sobre os cabelos, acho que as mulheres os mantinham presos, se eu vivesse neste pariodo com certeza teria que manter o meu sobre controle, pois é do tipo cabelo bandido, se não está preso está armado.O que seria de mim sem a famosa progressiva.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa!Amei!!!
    Nunca ri tanto na minha vida.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
    Hahahahahahahahahhaa!!!!!

    já pensei muito sobre isso.
    Principalmente na parte onde ficam gripados.
    Uma vez li um de faroeste onde ele cuspia fumo direto no chão.
    Um horror!!!
    O livro q retratou melhor essa época foi o livro LENDAS DA PAIXÃO.
    QUANDO A MOCINHA volta ao tempo é hilário.Na hora do jantar todos comem cuspindo no chão e fazendo xixi no alto da torre...rsrsrs!!!um verdadeiro filme de terror!!!
    FOI ótimo de conhecer.Um beijão!!!!Tchau.

    ResponderExcluir
  8. OI AMEI RSRSRSRS EU TAMBEM FICO A IMAGINAR COMO ERA O FEDOR KKKK IMAGINE PASSAR BANHA DE PORCO NO CABELO QUANDO VINHA O VENTO JUNTAVA TERRA ERA O Ó KKKKK QUANDO EU LI VIAGENS DE GULIVER ELE FALAVA MUITO NA FALTA DE HIGIENE E NO LIVRO TAI_PAN TAMBÉM TEM NOTAS SOBRE ESSA EPOCA...PARA SE TER UMA IDEIA OS PORCOS VIVIAM DENTRO DE CASA COM AS PESSOAS KKKK NAO EXISTIA PAPAEL HIGIENICO ...NA EPOCA DO CAFÉ MINHA MAE CONTAVA QUE TINHA UMA AMIGA QUE ABANAVA CAFÉ TODOS OS DIAS E NAO TOMAVA BAHO ELA PASSAVA UMA TOALHA NAS PERNAS E IA AOS BAILES DA FAZENDA KKK AI QUE NOJOOOOOO ....NUNCA MAIS VOU VER ESSES LIVROS DA MESMA FORMA ....

    ResponderExcluir